9:00 - 18:00

Encontre-nos – Seg. – Sex.

(11) 3083-0344

Agende um horário

Facebook

Twitter

Pesquisar
 
MSE Advogados > Direito da Saúde  > Atendimento médico gratuito fora do país é possível, você sabia?

Atendimento médico gratuito fora do país é possível, você sabia?

Você sabe o que é CDAM?

O Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) é um documento emitido pelo Ministério da saúde que garante ao cidadão brasileiro segurado pelo INSS e sua fa­mília, a direito de atendimento médico nos sistemas da rede publica de saúde nos países que mantém acordos bilaterais com o Brasis.

O Documento pode ser solicitação junto ao Departamento de Informática do SUS – DATASUS, no Ministério da Saúde, presentes nas 27 capitais do país.

Tem direito ao certificado: aposentados e pensionistas, celetistas, empregadores, empregados domésticos, autônomos, avulsos e temporários que contribuam com INSS, além de seus dependentes (menores de 21 anos) e cônjuges. Também tem direito os aposentados e pensionistas, e servidores públicos, caso o destino seja Portugal.

Atualmente, o Brasil possui acordo com Cabo Verde, Itália e Portugal e o certificado emitido para esses países possuem validade máxima de um ano, podendo ser solicitado por quantas vezes for necessário.

Vale lembrar que o certificado não substitui o seguro internacional de saúde e não equivale a qualquer tipo de seguro. Não garante, também, transporte de corpo, nem translado para onde o portador do certificado deseja atendimento, bem como qualquer tipo de ressarcimento de valores eventualmente cobrados dos clientes quando em terri­tório estrangeiro.

})(jQuery)